Veterano de guerra de 99 anos arrecada R$ 85 mi para o SUS britânico

Tom Moore, um veterano de guerra britânico de 99 anos, arrecadou de maneira criativa mais de 12 milhões de libras (cerca de 85 milhões de reais) para o NHS, o serviço de saúde público do Reino Unido, que enfrenta a pandemia de coronavírus.

O ex-capitão fez um desafio em suas redes sociais para agradecer à equipe da NHS que o ajudou no tratamento de um câncer e de uma fratura no quadril: ele prometeu que percorreria a pé 100 vezes os 25 metros de comprimento de seu jardim antes de completar 100 anos, em 30 de abril, em troca de 1.000 libras (o equivalente a 6.500 reais) em doações a instituições de caridade do NHS.

A iniciativa, porém, viralizou e arrecadou bem acima do esperado. Mais de 650.000 pessoas que assistiram ao desafio fizeram doações ao longo da semana. “O NHS merece cada centavo que conseguirmos”, afirmou Moore, que foi engenheiro civil antes de se alistar para prestar serviço militar na Índia e na Birmânia (hoje Mianmar) durante a Segunda Guerra Mundial.

Continua após a publicidade

A NHS Charities Together, entidade que vai receber os recursos arrecadados, afirmou que a iniciativa foi “extremamente inspiradora e comovente”. “Capitão Tom, você é uma inspiração para todos nós, e nós agradecemos por isso”, completou ministro da Saúde, Matt Hancock.

O hexacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, também prestou suas homenagens. “Que lenda! O capitão Tom Moore é uma inspiração total, levantando mais de 13 milhões de libras para o NHS caminhando 100 voltas em seu jardim. Estou impressionado com sua incrível conquista. Parabéns Capitão Tom, todos nós poderíamos aprender algo com você!”

O Reino Unido registrou mais de 100.000 casos de coronavírus e 13 mil mortes, segundo dados mais recentes da Universidade Johns Hopkins.

Fonte:
https://veja.abril.com.br/mundo/veterano-de-guerra-de-99-anos-arrecada-r-85-mi-para-o-sus-britanico/