Porto de Santos registra queda nas operações no primeiro bimestre | Brazil Modal

O primeiro bimestre foi de queda nas operações do Porto de Santos. Até fevereiro, 18,8 milhões de toneladas de mercadorias entraram ou saíram do País pelo cais santista. O volume foi 1,1% menor do que no mesmo período do ano passado, quando 19 milhões de toneladas foram operadas no complexo.

Os dados são da Autoridade Portuária de Santos (novo nome da Companhia Docas do Estado de São Paulo, a Codesp). A redução das operações foi resultado da queda de 5,4% nos embarques, que somaram 12,5 milhões de toneladas. Já outras 6,3 milhões de toneladas de cargas foram desembarcadas no cais santista desde o início do ano.

Cargas como soja e milho registraram queda nos embarques. No primeiro caso, as operações somaram 4 milhões de toneladas, 12,6% a menos do que no primeiro bimestre do ano passado. Já os embarques de milho caíram ainda mais, 53%. Até o M do mês passado, 533.345 toneladas da commodity foram embarcadas.

Em contrapartida, as operações com celulose cresceram 28,8% e somaram 882.171 toneladas. As operações com contêineres também registraram alta no primeiro bimestre, desta vez de 19,6%. No período, 682.270 TEU (unidade equivalente a um cofre de 20 pés) foram movimentados no cais santista.

Fevereiro

Segundo a Autoridade Portuária, a movimentação de cargas no Porto de Santos registrou um crescimento de 5,4% em fevereiro frente igual período de 2019 ao fechar o mês com 10,6 milhões de toneladas movimentadas, recorde para o período. Na comparação anual, os desembarques cresceram 16,2%, para 3,3 milhões de toneladas, e os embarques avançaram 1,1%, encerrando o mês em 7,3 milhões de toneladas.

Fonte: A Tribuna

Fonte:
http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/porto-de-santos-registra-queda-nas-operacoes-no-primeiro-bimestre/