‘Navio fantasma’ aparece na Irlanda após 16 meses à deriva

As autoridades da Irlanda encontraram na segunda-feira 17 um cargueiro abandonado que encalhou na costa da cidade de Cork após a passagem da tempestade Dennis no domingo 16. O navio MV Alta perambulou pelos mares por 16 meses, depois de ter sido abandonado por sua tripulação em outubro de 2018, transformando-se em uma nova versão do navio fantasma.

Não havia carga a bordo, apenas alguns barris selados de petróleo e outros materiais que podem representar risco de contaminação ao mar. Segundo a prefeitura de Cork, um plano para remover os barris da embarcação está sendo elaborado. A água que ocupa a área reservada para o combustível será drenada para facilitar a retirada do pouco diesel que ainda resta nos tanques.

Construído em 1976 e com bandeira da Tanzânia, o navio MV Alta mudou de dono em 2017 e viajava da Grécia para o Haiti em setembro de 2018 quando uma falha técnica tornou a embarcação inoperante ao sudeste das Bermudas, no Atlântico Norte. A tripulação composta por dez homens, sem conseguir reparar o cargueiro, foi resgatada pela guarda-costeira dos Estados Unidos. O navio ficou à deriva.

A guarda-costeira americana entrou em contato com a empresa proprietária para realizar o reboque. A embarcação, contudo, avançou pelo Caribe e alcançou a costa da Guatemala, onde acabou roubada. Não foi mais vista até agosto de 2019, quando um navio-patrulha da marinha britânica avistou o MV Alta no meio do Atlântico, sem nenhuma identificação no casco.

O caminho pelo qual o navio fantasma navegou é incerto. Mas as autoridades acreditam que ele subiu pela costa da África e passou pela Espanha até finalmente terminar sua jornada na Irlanda.

Fonte:
https://veja.abril.com.br/mundo/navio-fantasma-aparece-na-irlanda-apos-16-meses-a-deriva/