Malha ferroviária de Limeira é incluída em pacote de obras do governo de SP | Brazil Modal

Um pacote de obras na malha ferroviária do Estado de São Paulo, anunciado pelo governo nesta segunda-feira (19), inclui obras em Limeira (SP).

De acordo com o governo, haverá modernização da ferrovia em todo o estado, que vai beneficiar 72 municípios.

De acordo com a Rumo, concessionária responsável pelo trecho, Limeira está incluída nas obras de duplicação de mais de 100 quilômetros de ferrovias entre Campinas (SP) e Itirapina (SP).

O trecho também contempla construção de viadutos, passarelas e melhorias de mobilidade urbana nas proximidades da linha férrea.

Por todo estado estão previstas duplicações e reativações de trechos, ampliação de pátios, modernização da via e melhora na mobilidade nas cidades cortadas pela ferrovia (contornos ferroviários, viadutos e passarelas).

Além disso, as obras têm como objetivo reduzir conflitos entre ferrovia e zonas urbanas em 32 municípios do estado, o que também inclui Limeira.

ObrasAmpliação e implantação de pátios de cruzamento entre Rubinéia e ItirapinaDuplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Sumaré, Limeira, Rio Claro e AmericanaRetirada de oficina de manutenção da área urbana de AraraquaraRetirada de oficina de manutenção da área urbana de Rio ClaroContorno ferroviário atendendo os municípios de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário que ficará a 10 km da área central de São José do Rio Preto. Serão feitas 25 obras de artes (5 pontes e 20 viadutos ferroviários)Contorno ferroviário em Catanduva: serão cerca de 18 km de trilhos e um novo pátioReativação do ramal ferroviário Colômbia-Pradópolis (158,6 km), que passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e BarretosReativação do ramal ferroviário Panorama-Bauru (369,1 km), que atravessa cidades importantes como Bauru e DracenaPassarelas, viadutos e pontes (rodoviárias e/ou ferroviárias) em várias cidades paulistas

InvestimentoDe acordo com o Governo do Estado de São Paulo, o investimento total será de R$ 6 bilhões e deve gerar 134 mil empregos diretos e indiretos durante o período de concessão. Parte das obras deve ser concluída em seis anos.

A concessionária não informou o prazo para início e término das obras que beneficiam a região e a cidade de Limeira.

A malha ferroviária do estado é responsável pelo transporte de soja, farelo de soja, milho, açúcar, combustíveis, fertilizantes, celulose, minérios e contêineres.

 

 

Fonte: G1

Fonte:
http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/malha-ferroviaria-de-limeira-e-incluida-em-pacote-de-obras-do-governo-de-sp/