GM embarca mais de 1.200 automóveis no Porto do Rio Grande em operação RoRo | Brazil Modal

Ocorrerá a exportação de 1.276 automóveis Onix e Onix Plus fabricados pela GM em Gravataí. Serão duas operações distintas. No dia 4 de abril o navio Jasper Arrow, com bandeira de Bahamas, atraca no cais público do Porto do Rio Grande para embarcar 216 unidades para a Colômbia. O outro embarque será feito pelo navio de bandeira cipriota Gral San Martin, com carregamento de 1.060 automóveis da mesma marca e modelos.

Os operadores portuários responsáveis pela operação do navio Jasper Arrow pela parte terrestre é o Operador Portuário Nexus e a execução da parte de bordo será feita pela Sagres Operações Portuárias. Já no navio Gral San Martin quem fará a parte terrestre será o Operador Portuário Nexus e a parte de bordo pela Agência Marítima Orion. Somadas, as operações tem previsão de duração de aproximadamente 24 horas, e irão envolver 90 trabalhadores avulsos e 40 colaboradores dos operadores portuários.

O navio Jasper Arrow, que tem 199,94 metros de comprimento e 32,26 metros de largura foi construído em 2005, e é um navio especial de carregamento onde os carros entram e saem rodando da embarcação, em inglês, “Roll on, Roll off“, o que deu origem ao apelido desses navios de RoRo. Este navio já terá outros veículos carregados de outros portos anteriores, assim como a embarcação Gral San Martin, que tem 175,91 metros de comprimento e 31,15 metros de largura e foi construída em 2009.

Toda a carga de automóveis já está armazenada no pátio do porto, somente aguardando o início das operações de embarque.

Em 2019, o Porto do Rio Grande movimentou um total de 31.722 veículos, entre desembarque e embarque. Foram 31.199 veículos embarcados, o que representa 98,35 % da movimentação de veículos e 523 veículos desembarcado, representando 1,65 % dos veículos movimentados.

Fonte: Porto do Rio Grande

Fonte:
http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/gm-embarca-mais-de-1-200-automoveis-no-porto-do-rio-grande-em-operacao-roro/