Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da primeira Manobra Especial com o navio “MSC ARICA” de 299,18 metros de comprimento por 48,2 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

A manobra especial acontecerá nesta terça-feira, dia 28 de janeiro de 2020, entre 09:00 horas e meio dia. O horário compreendido para esta ação ficou programado em três (período de Preamar – maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer entre 09 horas e meio dia. Em caso de mal tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.

A exemplo da primeira manobra ocorrida com sucesso em 16 de janeiro, para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todas estas locais estarão aptos a retornarem com suas atividades.

O navio “MSC ARICA” pertence ao Armador MSC e sua bandeira é da Libéria (299,18 metros e 48,20 metros de largura). Vindo do Porto de Rio Grande (RS), sua atracação ocorreu por volta de 11 horas da manhã dessa segunda, 27, no berço 02 da Portonave, de onde desatracará às 09 horas desta terça, 28, A embarcação será rebocada e seguirá de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180º da manobra e posteriormente encerrando toda a atividade. Após o término da manobra seguirá seu trajeto marítimo para o Porto de Paranaguá (PR).

Ao desatracar do berço 02 da Portonave, às 09:00 horas, com base na primeira manobra, acredita-se que todo a duração desta segunda manobra ocorra em até 1h40 minutos.

Para dar toda a segurança de navegação, com a ação da manobra, o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí ficará interditado num horário compreendido de até 03 horas, devido ao período de Preamar (maré alta). Após sua desatracação, a embarcação partirá de ré, com seus motores em níveis mínimos de potência, na sequência, assim que a proa do navio passar pela estação do ferry boat, suas travessias serão liberadas imediatamente e assim suas atividades estarão aptas para voltarem ao normal.

Após este teste, estão previstas mais quatro manobras especiais com datas ainda a serem divulgadas, em que navios de até 306 metros estarão realizando as manobras na nova Bacia de Evolução. Assim como a primeira, todas as operações serão totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

Fonte: Porto de Itajaí