Estado suspende a restrição de veículos de carga em estradas durante os finais de semana | Brazil Modal

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) suspendeu, nos finais de semana, as restrições de circulação de veículos de carga na malha viária paulista que liga a Capital com o Interior e o Litoral. Inicialmente, a medida valerá por 30 dias, para garantir o abastecimento no Estado durante o enfrentamento ao coronavírus. Mas poderá ser estendida, se necessário.

“O grande ponto é que precisamos garantir o desempenho da cadeia de logística da melhor maneira possível. Vamos dar ao caminhoneiro estrutura para viagens seguras, com informações sobre as rodovias e redes de proteção”, destacou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Atualmente, o tráfego de caminhões é restrito devido ao grande fluxo de veículos que retornam para a Capital no final de semana. Mas, agora, o Governo do Estado prioriza o escoamento da produção da indústria e do agronegócio. A ideia é diluir o impacto nas atividades econômica e na prestação de serviços essenciais e de interesse da população. Ao motorista, caberá ficar atento aos limites de peso e dimensões já estabelecidos para as rodovias.

Questionado sobre as dificuldades enfrentadas por caminhoneiros que não encontram opções de alimentação nas estradas, o secretário informou que a pasta faz gestão junto aos estabelecimentos. “Estamos conversando com redes de restaurante, falando com todos. Entendo que a questão é evitar aglomerações. Não tendo isso, o caminhoneiro pode ir lá, comprar seu alimento e almoçar na própria boleia”, destacou. A portaria que suspendeu a restrição foi publicada ontem. Mas o secretário já estuda estendê-la até o dia 30 de junho. “A expectativa é de que as coisas vão melhorar, mas podemos rever e manter (a norma)”.

Octaviano destaca, ainda, a criação de um canal de comunicação para que os caminhoneiros compartilhem informações ou problemas nas vias do Estado. “As nossas equipes entrarão em contato com prefeituras, redes de postos ou até a os responsáveis pelos acessos ao Porto para garantir um acesso tranquilo”. Os postos de pesagem administrados pelo DER serão utilizados como base de apoio aos motoristas de veículo de carga. Serão disponibilizados banheiros para caminhoneiros em 14 postos de pesagem de caminhões localizados nas estradas estaduais. Nessas estruturas, haverá sabonetes para lavar as mãos.

Fonte: A Tribuna

Fonte:
http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/estado-suspende-a-restricao-de-veiculos-de-carga-em-estradas-durante-os-finais-de-semana/