Emirados Árabes anunciam lançamento de veículo explorador à Lua

Os Emirados Árabes Unidos anunciaram nesta terça-feira, 29, o lançamento de um veículo explorador à Lua para 2024. O anúncio foi feito pelo o vice-presidente dos Emirados e emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Maktoum, em sua conta oficial no Twitter.

“Iniciamos um projeto emiradense para explorar a Lua. Será um veículo explorador lunar de fabricação emiradense, que pousará na superfície da Lua em 2024”, disse. Maktoum indicou que o veículo será nomeado em homenagem a seu pai, Rachid, que é conhecido por ter modernizado Dubai.

A missão cobrirá “lugares que ainda não foram alcançados em missões de exploração anteriores”.

Este projeto é inédito para os Emirados e será a primeira viagem à Lua feita por um país árabe, porém não a primeira empreitada espacial envolvendo um cidadão do país.

ASSINE VEJA

A ameaça das redes sociais Em VEJA desta semana: os riscos dos gigantes de tecnologia para a saúde mental e a democracia. E mais: Michelle Bolsonaro vai ao ataque

Clique e Assine

Em setembro de 2019, o emiradense Hazza Mansuri foi o primeiro árabe a viajar ao espaço, a bordo de um foguete Soyuz, e o primeiro cidadão árabe a permanecer na Estação Espacial Internacional (ISS). Em julho deste ano, os Emirados lançaram a primeira missão espacial árabe, chamada “Esperança”, rumo à Marte.

Segundo o xeique Mohamed, esta missão faz parte da estratégia espacial do país para desenvolver novas capacidades científicas.

Continua após a publicidade

Fonte:
https://veja.abril.com.br/mundo/emirados-arabes-anunciam-lancamento-de-veiculo-explorador-a-lua/