Delta e Latam Airlines recebem aprovação da Colômbia para sua Joint Venture | Brazil Modal

A Delta Air Lines, o Latam Airlines Group e sua subsidiária Latam Airlines Colombia informaram ao mercado, no dia (11), que receberam a aprovação para sua Joint Venture, sem restrições, pela Autoridade de Aviação Civil da Colômbia (Aeronáutica Civil). A Joint Venture tem por premissa básica melhorar a conectividade aérea entre a América do Norte e a América do Sul assim que as aprovações regulatórias forem obtidas.

Detalhes mais profundos ainda devem ser revelados, mas, na prática, espera-se que o acordo de JV funcione como uma grande integração das malhas aéreas de ambas as empresas. Um documento que as empresas enviaram ao regulador americano, e lido pelo AEROIN, no ano passado, cita que o acordo de JV atenderá a mais de 7 mil rotas por toda a América, incluindo os Estados Unidos e os países onde a Latam possui operações: Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai.

Este pedido junto ao Departamento de Transporte dos EUA (DOT) é necessário para “blindar” as companhias de acusações futuras de formação de cartel por combinação de preços, já que o acordo cita inclusive um “fully integrated metal-neutral joint-venture”.

O termo metal-neutral, em inglês, se refere a quando duas empresas aéreas fazem um acordo, que independentemente de quem opere a rota, os lucros e prejuízos serão divididos igualmente, como se fossem uma só empresa.

O acordo também obteve a autorização de entidades reguladoras no Brasil e no Uruguai, e segue em revisão de outros países, incluindo o Chile.

 

 

 

Fonte: Aeroin

 

Fonte:
http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/delta-e-latam-airlines-recebem-aprovacao-da-colombia-para-sua-joint-venture/