Coronavírus: brasileiros que serão repatriados embarcam em avião na China

Os primeiros brasileiros que serão repatriados da China após o surto de coronavírus em Wuhan embarcaram na aeronave da Força Aérea Brasileira, nesta sexta-feira, 7. O Ministério da Defesa não confirmou o dia e horário da chegada na Base Aérea de Anápolis (GO), onde os passageiros, tripulantes e diplomatas que os acompanham ficarão em quarentena.

A operação foi solicitado pelos próprios brasileiros após a região em que viviam tornar-se epicentro da epidemia que já matou mais de 630 pessoas na China.

Após o resgate, os brasileiros ficarão em quarentena por dezoito dias na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Militares e três diplomatas brasileiros que farão parte do resgate também ficarão isolados.

Duas aeronaves VC-2, modelo Embraer – 190, decolaram da Base Aérea de Brasília, na quarta-feira 5 com destino a Wuhan, para realizar a operação, que foi apelidada de Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Cada avião pode transportar até trinta passageiros.

Além dos repatriados e dos diplomatas que os acompanham, estão a bordo de cada avião onze tripulantes e seis profissionais de saúde da FAB, além de um médico do Ministério da Saúde.

Só poderão embarcar brasileiros (e familiares) que não apresentem sintomas do novo coronavírus. Por isso, todos os passageiros passaram por uma triagem antes da viagem.

Fonte:
https://veja.abril.com.br/mundo/coronavirus-brasileiros-que-serao-repatriados-embarcam-em-aviao-na-china/