Conselho de Autoridade Portuária se reúne no Porto de Imbituba | Brazil Modal

Os membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) se reuniram no Porto de Imbituba para a agenda mensal de reuniões propostas para 2020. O presidente interino do CAP, Anderson Moreno Luz, coordenador geral da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, liderou a reunião. Anderson é suplente de Rita Munck, presidente titular do CAP Imbituba. Os conselheiros discutiram temas como as obras da BR-285, possíveis melhorias no sistema de acesso ao Porto, além da iminente efetivação do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública no Porto de Imbituba.

Logo na abertura do encontro, Anderson empossou os novos conselheiros que representarão os Trabalhadores Portuários nas reuniões, indicados pela Federação Nacional dos Portuários (FNP). Em seguida, os membros do Conselho debateram medidas para promover maior eficiência no acesso de pessoas e veículos ao Porto.

Outro ponto abordado foi o status do Plano de Contingência para Emergências de Saúde Pública do Porto de Imbituba, que está em fase de revisão final e será compartilhado com a comunidade portuária em breve. O Plano fixa protocolos e fluxos de notificação de modo a qualificar as tratativas contra diversas doenças, como a Febre Amarela e o Novo Coronavírus (Covid-19).

A elaboração do Plano de Contingência está sendo liderada pela Anvisa, em parceria com a SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária, com a colaboração de representantes da vigilância epidemiológica e de saúde regional. Em sua fala, Sônia ressaltou que tanto o órgão regulador quanto a Autoridade Portuária seguem atentos e tomando as medidas necessárias sobre o Novo Coronavírus (Covid-19).

Para finalizar, Rui Roberti, gerente comercial da SCPAR Porto de Imbituba, contou com o apoio do conselheiro Antônio Carlos Guimarães, representante da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), para compartilhar as observações realizadas durante a segunda visita técnica às obras da BR-285 na Serra da Rocinha, trecho que liga Timbé do Sul (SC) a São José dos Ausentes (RS). De acordo com Rui, desde a última visita ao local, realizada em outubro de 2019 pela Comitiva do CAP do Porto de Imbituba, a obra avançou significativamente. Em média, são providos de 200 a 300 m de pavimentação ao dia.

Os encontros do Conselho seguem sendo realizados mensalmente com o intuito de discutir melhorias para o âmbito portuário, com a participação dos representantes do poder público (União, Estado e Município), dos órgãos intervenientes e das classes empresarial e trabalhadora que atuam no Porto Público, conforme prevê a legislação, em especial a Lei dos Portos – 12.815/2013.

Fonte: SCPAR Porto de Imbituba

Fonte:
http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/conselho-de-autoridade-portuaria-se-reune-no-porto-de-imbituba/