Bolsonaro tratará de acordo com o Mercosul em visita ao Japão

São Paulo — O acordo comercial entre o Mercosul e Japão deve ser assunto da reunião entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, na próxima quarta-feira, 23. As chances das negociações efetivamente avançarem, no entanto, são vistas como baixas até o momento.

Na avaliação de integrantes do governo brasileiro, é mais provável que um eventual pronunciamento sobre o início das tratativas fique para a visita de Shinzo Abe ao Brasil, em novembro.

O foco, agora, é a cerimônia de coroação do imperador do Japão, Naruhito, que acontece na terça-feira, 22. Também é considerada a possibilidade do anúncio ser substituído por um estudo oficial sobre um possível acordo nas próximas semanas, em tom mais discreto.

Ao chegar em Tóquio, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que ainda não sabe se será possível iniciar as negociações ou não, mas que o assunto está “adiantado”. “Não sei, não sei. Está adiantado”, avaliou.

Questionado sobre se está interessado em começar as negociações, Bolsonaro respondeu que “é lógico”. “É lógico que estou interessado, a Coreia do Sul também, os Estados Unidos. Está indo bem o Brasil”, declarou a jornalistas.

Fonte:
https://exame.com/economia/bolsonaro-tratara-de-acordo-com-o-mercosul-em-visita-ao-japao/