Alfa Laval começa a testar combustíveis para um transporte mais sustentável | Brazil Modal

A Alfa Laval em breve começará a testar dois novos tipos de combustíveis marítimos, os biocombustíveis e o metanol. Os experimentos serão feitos em seu centro de teste e treinamento na Dinamarca. Tornar esses combustíveis sem carbono comercialmente viáveis pode oferecer um grande impacto sobre a indústria naval em seu esforço de transição para o transporte marítimo de carbono zero.

A Organização Marítima Internacional (IMO) tem como meta uma redução de 50% das emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos navios até 2050. Para atingir a meta de longo prazo de descarbonização, a indústria deve mudar para novos tipos e tecnologias de combustível.

O centro de teste e treinamento da Alfa Laval em Aalborg, Dinamarca, possui uma área de teste de 2,8 mil metros quadrados. Já equipada para os atuais combustíveis de petróleo e gás, foi preparada para também testar biocombustíveis e metanol. Os testes começarão durante a primavera.

“Uma série de caminhos de combustível estão na mesa na transição para o transporte de carbono zero, mas o conhecimento sobre seu impacto nas soluções de equipamentos marítimos é limitado. Queremos estender esse conhecimento por meio de testes ”, disse Sameer Kalra, presidente da Divisão Marítima da companhia. “É nossa ambição desenvolver soluções de tecnologia viáveis em cooperação com outros participantes marítimos, para que nossos clientes possam alcançar seus objetivos climáticos independentemente do caminho de combustível selecionado.”

Uma vez que os navios têm uma vida útil em torno dos 20 a 25 anos, as embarcações com emissão zero devem começar a entrar na frota global até 2030. Prevê-se que em 2023 o primeiro navio neutro em carbono do mundo será lançado. Será movido a metanol.

 

 

 

Fonte: Portos e Navios

Fonte:
http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/alfa-laval-comeca-a-testar-combustiveis-para-um-transporte-mais-sustentavel/